CEFET-MG

Edições anteriores

BREVE HISTÓRICO DAS EDIÇÕES ANTERIORES

A Semana Acadêmica das Ciências Sociais e Filosofia do CEFET-MG vem se constituindo, nos últimos anos, como um espaço importante de reflexão sobre diversos assuntos, ao integrar discentes, docentes, técnico-administrativos e abrir espaço para participação da comunidade em geral. A Semana refletiu a consolidação das Ciências Humanas, Sociais e da Filosofia no CEFET-MG e demonstrou, grau a grau, a potencialidade de tais campos no aprofundamento das discussões acadêmicas e na promoção de um espaço de debate científico e tecnológico de caráter democrático.

A I Semana Acadêmica de Ciências Sociais e Filosofia foi a “1968, 40 anos: um convite para pensar a juventude hoje”, realizada no Campus I do CEFET-MG de 27 a 30 de abril de 2015. No contexto dos 40 anos das chamadas revoluções de 1968, o evento objetivou, por meio de uma ampla programação, pensar o tema das juventudes. Contou-se com um ciclo de mesas-redondas com a presença de professores e estudantes de várias instituições, como a USP, a UFMG e PUC-MG, além daqueles vinculados aos movimentos sociais, a memórias da resistência à ditadura civil-militar, entre outros grupos. A programação também contou com sessões de cinema comentado, com filmes como Terra em Transe (Brasil, 1967) e Invasões Bárbaras (Canadá, 2003). Houve também uma mostra de “Canções da Resistência” no evento.

A II Semana Acadêmica de Ciências Sociais e Filosofia denominou-se “Dimensões da Crise Brasileira”, realizada no Campus I do CEFET-MG de 27 a 30 de abril de 2015. Essa semana propôs-se a discutir diversas dimensões da crise em que o Brasil se encontrava em meio ao processo de impeachment da Presidenta Dilma Rousseff. Professores de outras instituições, como PUC-SP, UFRRJ, UFMG, IFES, Auditoria Cidadã da Dívida Pública, entre outras, integraram mesas redondas sobre a crise da dívida, a crise política, a cidade pensada como um negócio, a crise da institucionalidade, a crise do capital e do trabalho. A mostra de “Canções da Resistência” teve uma segunda edição dentro do evento. Houve também duas sessões de cinema comentado: “A doutrina do choque” e “Inside job”.